Como não podia deixar de ser, o gurí ficou todo satisfeito, e sobrou pro “tio Márcio” a tarefa de rechear o netbook com programas e jogos. E foi fazendo isso que encontrei na internet o Scratch . Trata-se de um ambiente de programação integrado destinado principalmente a crianças (mas não somente).
Ao invés de digitar o código, você arrasta e conecta blocos de instruções como REPITA X VEZES ou SE-SENÃO.
Scratch from Karen Brennan on Vimeo.
Obviamente não é algo para desenvolvimento profissional, nem amador a ponto de qualquer criança conseguir fazer o que bem entender, mesmo assim é uma ferramenta incrível pra prototipar idéias e fazer jogos simples para estudo ou apenas por diversão.
A curva de aprendizado é bem pequena e a facilidade de controlar sprites na cena e obter entrada do usuário faz do scratch o melhor ponto de partida pros leigos iniciarem na programação de jogos.
Outra coisa bem interessante sobre o scratch é que é bem fácil publicar os projetos feitos nele. A própria IDE faz o upload pro portal do scratch, onde a comunidade pode jogar, comentar e baixar os "fontes" dos projetos. No portal, o projeto roda como uma applet java, mas há uma nova opção de rodar como flash.
E claro, enquanto digeria a ceia de natal, comecei a fazer um pequeno game no scratch. Comecei brincando com a lógica e vendo até onde poderia ir, e acabei me surpreendendo com as possibilidades desse programa. A mecânica já é conhecida e bastante simples. O jogador deve acertar as 3 bandeiras com um tiro de canhão para passar de fase. Para atirar, o jogador deve configurar o ângulo da parábola e a velocidade do tiro. São 4 fases ao todo, em especial a fase 3 é bastante desafiadora. Quantos tiros você precisa para completar as 4 fases ? Espero que aqueles que jogarem se divirtam tanto quanto eu me diverti escrevendo. Bom Jogo! E boa programação pros que quiserem se aventurar (Se não conseguir visualizar o jogo nesta página, acesse diretamente por este link ).
Clique na bandeira verde no topo direito para começar o jogo.
Saiba mais sobre este projeto
Feliz ano novo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário