O primeiro game – 5 dicas para começar

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Todo geek ama video-games! Como todo bom geek, eu sempre quis criar meus próprios games. A estrada para a criar games é árdua, longa e a curva de aprendizado é grande. Por isso, para aqueles que querem começar , aqui vão dicas para evitar que seu primeiro game vire um vaporware:

1 – Não morda mais do que consegue mastigar

Não comece tentando fazer um clone do seu jogo preferido! Ele certamente foi feito por uma equipe enorme de profissionais experientes trabalhando full time e com recursos adequados. Seja realista, se você não tem experiência com 3D, comece com 2D ou modo texto. Saiba até onde você pode chegar com o conhecimento que tem. Obviamente todo projeto tem um desafio e algo que precisamos aprender durante o percurso. Questione-se se o volume de conhecimento que você precisa obter para concluir seu projeto, é razoável. Não adianta planejar algo que você precise estudar 1 ano para conseguir começar. Uma boa idéia é começar com jogos clássicos como pedra-papel-tesoura , jogo da velha ou tetris.

2 – Comece com Demos

Um game é composto de muitos elementos. Quando possível , faça pequenos projetos para aprender cada elemento separadamente. Por exemplo, lembra de Resident Evil 1 ? Esse game não permitia que o jogador movesse a câmera, ao invés disso, mudava o ângulo da câmera automaticamente de acordo com a posição do personagem no mapa. Se seu game utilizará esse recurso, faça um demo antes para entender melhor como funciona esse mecanismo. Isso evita que você polua o código do projeto completo com código de algo que você ainda está estudando.

3 – Planeje!

Por mais simples que seja o game, faça um documento de como ele deve funcionar. Descreva o gameplay, sistema de contagem de pontos, teclas utilizadas para controlar o jogador, condições de vitória, derrota e etc. Quando você documenta o seu game, vai perceber que ao contrário do que imagina, você não sabe exatamente como vai funcionar cada parte.Durante o projeto este documento servirá de guia, e você saberá exatamente em que parte do game estará trabalhando, quais estão prontas quais ainda serão feitas. Além disso, documentar o game permite que outras pessoas possam te ajudar no projeto, já que o conceito não está só na sua cabeça.

4 – Participe da comunidade

Ao contrário de Chuck Norris, nós meros mortais, não sabemos tudo e sempre precisaremos de ajuda em algum momento. Participe de forums sobre GameDev, Um bom começo é o www.gamedev.com.br.

5 – Não parta do Zero

Não gaste tempo fazendo o que você pode obter pronto com a comunidade ou com o oráculo (leia-se Google). Se seu game precisa de um emissor de partículas e você não sabe como fazer um, consiga um pronto na internet e utilize! Não estou dizendo que você não deve aprender como funciona um emissor de partículas, mas para que seu primeiro game saia do papel, você precisará manter o foco no que interessa: o game. Isso se aplica a tudo, física, networking, AI, GUI e etc. Para seus primeiros games, faça o mínimo de código que não se aplique diretamente ao gameplay. Assim seu projeto ganha vida com menos esforço e você não desanima!

Como dizia o tio Ben: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Tome cuidado para deixar nos fontes as referências do autor (nome, email, site onde conseguiu) do código que você está utilizando. Obviamente, não é por utilizar algo que já está pronto, que você deve se acomodar. Reserve um tempo para estudar o código que pegou e aprender a fazer um demo (dica 2) com sua própria implementação.

Bom começo!



2 comentários:

  1. Não fui o seu preimeiro leitor, mas vou postar seu primeiro comentário. Agora que vc. já passou da parte mais difícil (começar) já faz parte de mais um pedacinho da infosfera. Wellcome!
    Uncle PM

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  2. Fala Márcio, otimo blog, então cara estou começando a "tentar" desenvolver alguns joguinhos, rsrsr admito que sou meio apressado e não consigo fazer algumas dicas heheheh xp ...sou bem ao estilo chuck norris ('faca nos dentes e sai programando') ou no Jack Bauer ('Vc tem 24 horas pra fazer funcionar'). Posta pra galera alguns tutos e dicas de como e onde começar ^^... falowwww

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