Simplesmente divertido

terça-feira, 14 de julho de 2009
Hoje encontrei perdido no meu HD de backup, o primeiro game 3D que fiz, há un 1 ano quando comecei a estudar GameDev. Este jogo é para celulares feito em JAVA e simula a velha brincadeira de fincar uma faca entre os dedos com a mão apoiada sobre a mesa.
O jogo move a faca em arco variando o raio, ora mais perto das extremidades dos dedos, ora mais perto do centro da mão. O jogador tem então 30 segundos para fincar a faca na mesa o maior numero de vezes possível. A cada acerto, soma-se 1 segundo ao tempo de jogo, a cada erro, subtraem-se 2 segundos do tempo de jogo. Obviamente o jogo emite gritos de dor quando um dedo é atingido e o vibrador do celular é ativado por uma fração de segundo.

Eu pensava ter perdido este game durante um particionamento mal sucedido no meu notebook.
Depois de enxugar as lágrimas dos olhos (eu me emocionei ao reencontrar meu primeiro game!).
Perdi uns minutos jogando no emulador e pesando na simplicidade desta idéia. Quase me surpreendendo de quão divertido este game é. Uma brincadeira tremendamente simples tornou-se um game divertido de jogar. E isso é basicamente o que importa para o jogador. Diversão!

Não adianta um game com gráficos arrasadores se não tiver um gameplay divertido! Em muitos casos menos é mais. Antigamente, não era possível ter os gráficos que temos hoje e não haviam recursos computacionais para simulações físicas complexas tais como vemos nos jogos atuais.
Nessa época, os jogos valiam a diversão que ofereciam. Vai dizer q nunca passou uma tarde inteira jogando Enduro, pitfall ou Pac-man ? Lembre-se como eram toscos (visualmente) mas como eram divertidos estes games!

Vamos fazer uma comparação tosca, Assassins Creed Versus Tetris. Claro que se compararmos gráficos tetris nem entra na disputa, mas e quanto ao desafio ? E diversão ? Assassins Creed é um jogaço, mas depois da segunda ou terceira "missão" você começa a ver que todas vão ser iguais...
O jogo não te desafia (apesar de ainda ser um bom jogo! Não me crucifique!), enquanto cada partida de tetris é nova e imprevisível!

No game que estou desenvolvendo atualmente, me deparo em momentos onde ainda não decidí como certas ações serão feitas pelo jogador. Com certeza, o ponto de partida para decidir será respondendo a pergunta: "Como fica mais divertido ?"

7 comentários:

  1. Putz! Me lembro quando joguei tanto "River Raid" que não conseguia dormir depois. Fechava os olhos e continuava vendo o jogo rsrsrs. Com certeza o parâmetro diversão é a "virtude" principal de um jogo. É o que torna jogos aparentemente simples como Worms em clássicos. Se tiver um gráfico animal, melhor ainda! Mas de que adiantam gráficos realistas quando você descobre ques está feito um zumbi a uma hora e meia apertando a mesma sequência de teclas e detonando todos os desafios dessa forma?
    Parabéns pelo achado! Até hoje sonho com alguns protótipos perdidos no meu último HD.
    Joy rulez!

    ResponderExcluir
  2. Po cara que maneiro seu blog...
    show o joguinho que tu fez..
    Lembro de uma vez que ja tentei fazer isso uma vez coma faca
    e cortei meu dedo =/ no celular seria
    interessante jogar,pq ai nao me maxuco hauaha...
    Valeu irmão..Que Deus continue te capacitando!
    SucessO sempre!
    Deus te abençoe!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. É por causa da diversão que ainda uso meu Snes Station!!!! Chrono Trigger rox!!!
    Jogo divertidíssimo!!!

    Play and have fun!!!

    Vlw Nerd!!!

    ResponderExcluir
  4. Belíssima idéia mancebo! Gostei do seu blog e já coloquei aqui no 'My Favorites'... Já podemos dizer que o teu Blog Rocks, dude! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. manda o link pro download do joguin!

    Seu amigo

    ResponderExcluir
  6. Simples assim mesmo... E sempre divertido.

    Fazer o que... Você faz os games e eu faço a comida...rsrsrsrsrs

    Beijão! Parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito honrado em poder estar sendo parte desse grande projeto. Tudo isso está sendo uma otima oportunidade de evolução na carreira que propus atingir, e so tenho a agradecer ao Marcio por me permitir trabalhar de forma tão direta no Game.
    O desenvolvimento tem proporcionado momentos de divertidas frustrações e de felizes comquistas, mas o importante é que no final tudo termina em MUNNNNDIAAAALLL!!!
    Parabens pelo blog "Tio", abração!!

    ResponderExcluir